A globalização é um assunto
que se encontra em destaque nos meios de comunicação e, principalmente, nos
livros de Geografia. No entanto, muitas análises relacionadas ao tema são pouco
esclarecedoras e acabam gerando certa dificuldade de compreensão acerca do
assunto.
O processo de globalização é
um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização
do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e
cultural em âmbito planetário. Porém, esse processo ocorre em diferentes
escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas
as principais beneficiadas pela globalização, pois, entre outros fatores, elas
expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.
O desenvolvimento e a
expansão dos sistemas de comunicação por satélites, informática, transportes e
telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação
das relações socioeconômicas em âmbito mundial. Esse processo é uma consequência
da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução
Técnico-Científico-Informacional, uma vez que, por meio dos avanços
tecnológicos obtidos, foi possível promover maior integração econômica e
cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta.
As principais beneficiadas
pela globalização são as empresas transnacionais, haja vista que esse fenômeno
faz com que elas continuem com suas matrizes em um país (desenvolvido), mas
atuem com filiais em outros (em desenvolvimento), expandindo seu mercado
consumidor. Elas se aproveitam da mão de obra barata, além de benefícios
(isenção de imposto, doação de terreno, etc.) proporcionados pelos governos dos
países em desenvolvimento, visando ao aumento da lucratividade.
Além de fatores econômicos e
sociais, a globalização também interfere nos aspectos culturais de uma
determinada população. O grande fluxo de informações obtidas por meio de
programas televisivos e, principalmente, pela Internet, exerce influência em
alguns hábitos humanos. A instalação de redes de fast food é outro elemento que
pode promover uma mudança nos costumes locais. Entretanto, elementos da cultura
local perduram em meio à população, promovendo, assim, a diferenciação entre as
culturas existentes.
mundoeducação.bol.uol
Wagner de Cerqueira e Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário